segunda-feira, 25 de maio de 2009

As dimensões da palavra

As dimensões da palavra.
Meu trabalho é tentar resumir um pouco do significado da palavra, o poder que ela exerce, as interpretações que ela pode sofrer, as consequências e as dimensões que surgir.
Como tudo isso pode envolver muitas coisas e assuntos, como educação, religião, política, influências, cultura, informações... Vou focar na consequência que uma simples palavra cria, ou seja, uma história, um mito, conto, mentira e seus desencadeamentos.
A palavra pode influênciar, pode levar e trazer emoções, como magoa, tristeza, desgosto, frustração, felicidade, alegria, conforto e até sensações físicas.
Uma simples interpretação erronea pode ocasionar diversas emoções, sentimentos.
E a imaginação pode ser fertil derivado da interpretação, levando a uma dimensão...
Os efeitos do que é passado, ensinado para nós, tem um propósito. E cabe a nós depois verificar suas razões, descobrirmos suas fontes, a veracidade, pois uma história pode nos mostrar varios caminhos diferentes.
Mas na verdade podemos achar o que quisermos, então o mesmo significado para mim, não é para o outro. Assim desencadeando a historia de cada um, partindo de um ponto inicial.

O exemplo de um simples objeto (espelho), uma simples palavra (liberdade), uma atitude (levantar no meio de um filme no cinema), um fato (saber da vida de um artista e o escandalo que ele causou), um olhar (olhar de alguem desconhecido), ou até o silêncio (dúvida, insegurança, consentimento, falta de domínio do assunto...) As insterpretações são diversas.
Os medos que sentimos por meras histórias é mais um exemplo.
Ou a ofensa que pode fazer a outra pessoa, ou uma piada de duplo sentido. Ou a famosa mentira.

A propagação e dimensão que palavras possam atingir, é minha pesquisa e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário