segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Corpo como Suporte da Arte.


No livro : “ O corpo como suporte da arte” a autora Beatriz Ferreira Pires explicita dois grupos de pessoas que intervém em seus corpos para reafirmar uma ideia As que seguem o padrão capitalista de corpo perfeito, bem como formas bem definidas pela mídia, utilizando-se de recursos como as cirurgias plásticas, exercícios físicos e medicamentos para emagrecimento. Já o segundo grupo é aquele que pratica a intervenção artística no corpo. Tais quais: tatuagens e piercings. Esse último grupo o faz com duas intenções: para atender a um padrão da moda, muito seguido por jovens de gerações atuais ou por defenderem seus ideais de arte no seu próprio corpo.


Não sendo uma arte estática como as galerias de arte ou um filme numa sala de cinema, a arte sob o corpo é extremamente abrangente e plural.
O corpo abriga o espírito, a mente, a alma, os sentidos e a carne é só a sua casa, onde toda arte da humanidade abriga-se.


“ A relação de mão dupla entre corpo e cultura sempre existiu. As formas como ambos refletem e espelham um ao outro mudam conforme as normas e os interesses da sociedade à qual pertençam”

O corpo pode e tem sido visto como suporte artístico.
Durante milhares de anos sociedades inteiras demonstraram sua cultura através da pintura e o corpo tornou-se um suporte eterno dessas manifestações.
A idéia de suporte é muito mais profunda quando se estuda o conceito de suporte artístico, que é onde o artista deposita toda a sua inspiração. Quanto à tatuagem, o artista e o suporte são a mesma pessoa, apenas se utilizando de métodos diferentes.

4 comentários:

  1. valew ... depois da uma olhada no meu blog é um blog desafio 1 texto novo todo dia rsrsrdesde 1 de janeiro desse ano http://tododiaumtextonovo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu ñ goste de trabalho muito obrigado mais ñ me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  3. ajudou muito no meu trabalho vlw :D

    ResponderExcluir
  4. eu achei interessante

    ResponderExcluir